17 de fev. de 2011

Friendship

Quem realmente SABE o que é amizade? Eu, depois de um tempo, e depois de coisas que eu vi, eu percebi que eu sei. E que talvez, com algumas palavras, eu possa definir.
Se você cai num buraco ao lado de alguém que você considera amigo, o que você espera? Que ela siga em frente ou que ela te ajude a sair dali até o fim?
Ou pior, se algo terrível acontece na sua vida, o que você espera da pessoa que promete estar ao seu lado?
Amizade, mais até que o relacionamento afetivo, é algo construído com muito carinho, e respeito. Acima de tudo, o respeito. Porque é isso o que te impede de olhar pra uma pessoa com um olhar indiferente, ou falso. Você confia nessa pessoa pra tudo. E ela nunca vai se meter em assuntos seus nos quais ela poderia causar danos, porque ela não seria capaz de te machucar. Ela bloquearia sentimentos, e impulsos, naturalmente, pelo carinho e pelo respeito que ela sente por você. Você pode confiar seus segredos, seus medos e você sabe que nunca vai ter problemas com ela. Você sente uma conexão afetiva no fundo da sua alma.
Mas se seu amigo é capaz de sentir coisas, e agir de má-fé, por algum motivo, qualquer um que seja, sabendo, CONSCIENTE de que vai acabar com tudo o que você tem, e não vai se sentir nem um pouco mal por isso, vai esconder, vai ocultar, e ao mesmo tempo jogar tudo aquilo na sua cara, pra você ver e SABER que está ali, e só vai chegar a dizer algo quando você pressionar, e perguntar, e procurar, ignorando todas as coisas que você disse quando estava mal, e que faria qualquer amigo repensar as suas atitudes, e que pior, ainda olha nos seus olhos e diz que gosta de você, quando na verdade, não pensou em como você ficaria POR UM MALDITO SEGUNDO, um que seja, ela realmente merece tudo o que você sente por ela? Ela merece o respeito, o carinho, o comprometimento, tudo o que você deu e dá pra ela todo o tempo, mesmo depois de tudo ?
É realmente necessário alguém assim por perto?
Pela sua simples incapacidade fazer novos amigos?
O que realmente compensa todo o seu sentimento?
Você não confia, porque estar perto, esperando pacientemente pela próxima pancada?
Realmente vale a pena?
Eu nunca vi amizades doentias assim. Nunca. Só uma vez, e eu daria muito pra esquecer que esse tipo de relação existe.
Um relacionamento no qual uma espera sinceramente pelo passo errado da outra.
Algo sem o mínimo sentimento, consideração, confiança e respeito.

Eu só me pergunto, PORQUE PERMANECER COM ALGO ASSIM.

Eu tenho amigos. Os melhores do mundo, de verdade. Não só porque eles estiveram ao meu lado quando eu precisei, não porque eu sei de coisas deles, que de repente só eu saiba. Eu tenho os melhores amigos do mundo, porque eu sei que nenhum deles teria coragem de me machucar, porque eu posso confiar neles até debaixo d’água, porque eles me respeitam e me amam, e o meu sentimento é recíproco.
Porque nos respeitamos, porque falamos as coisas na cara e na hora, porque podemos nos meter se a outra pessoa está errada, e porque falamos e cobramos e brigamos porque queremos ver o bem deles. E porque podemos fazer isso, porque eles sabem que nunca faríamos isso por mal. Não nutrimos sentimentos ruins pelos outros e nunca agimos de má-fé.

E eu digo isso, porque eu quero que as pessoas tenham pelo menos uma noção do que é amizade. Porque, tanto essa amizade verdadeira, quanto a falsa e doentia existem. Falsa não, amizade obrigada, amizade sem base, amizade vazia. Porque se não fosse, não haveria espaços pra traições. Não haveria espaços para competições, diga se de passagem, inúteis.

Todos estão errados. Mas mais errada, é a amiga que trai, a amiga que magoa, a amiga que não se importa. E tem quem insista em permanecer com isso. Sabendo que não pode confiar. Se ao menos não soubesse, se ao menos fosse algo que não percebessem. Mas ela sabe que não pode confiar. Isso é o mais “desprezível”.

Eu posso até estar sendo muito rude, muito dura. Mas eu não quero ninguém machucado, não quero pessoas que não tem nada a ver com isso envolvidas. Eu queria que pelo menos, já que arrumaram a confusão, que tivessem a decência de terminar sozinhos.

Porque eu SOU UMA BOA AMIGA. E se alguém que eu amo se machucar, as leoas africanas vão ter medo de me ouvir passar. Eu vou defender os meus amigos até o fim.

LIVE TROUGH THIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário